O Choque Neoliberal

Alguma coisa já foi falada aqui no blog sobre o ataque neoliberal e sua doutrina de choque, a conjunção entre liberalização capitalista da economia e a necessidade do choque em variados níveis psico-sociais. Entretanto, gostaria agora de abordar novas questões não comentadas quando usei como referência Naomi Klein e a situação da psiquiatria como controle social no século XX brasileiro.

Uma questão central no recente livro de Paulo Arantes, O Novo Tempo do Mundo, é a derrocada do horizonte de expectativa, fator agregador importante para não cair na banalidade do dia a dia, como já teria dito alguém que me foge a memória agora. O horizonte de expectativa, a utopia, seja ela qual for, como já disse também Eduardo Galeano, nos faz permanecer caminhando em frente. Entretanto, por mais que pareça muito abstrato, a ideia de horizonte de expectativa tem implicações fundamentais. O companheiro comunista deve construir o comunismo diariamente, sempre mantendo no seu horizonte de expectativa o aperfeiçoamento total da igualdade e liberdade entre os seres humanos. Sendo assim, um dos principais conceitos comunistas seria a igualdade.

A expectativa de igualdade e liberdade, horizonte que perpassou grande parte do século XX, foi sendo gradativamente desmantelada pelas mãos do neoliberalismo. Como comentado por Daniel Zamora em parte de sua entrevista sobre Michel Foucault dada a revista Jacobin (que está sendo traduzida pelo blog), Foucault, em seus trabalhos tardios, teria sido seduzido pela ideologia aparentemente anti-estatal neoliberal, acreditando assim que a “liberdade” de mercado seria menos opressiva que a opressão do Estado capitalista por si só. Essa influência neoliberal o teria feito apoiar iniciativas como o imposto de renda negativo e outras medidas de gestão social através de políticas públicas voltadas a reduzir a pobreza, defendidas, inclusive, por Milton Friedman.

Nós, brasileiros, temos plena noção de como administrar essa gestão da pobreza através de políticas sociais, já que vivemos a 13 anos sob governos petistas. Como já afirmado por Paulo Arantes em fala feita na II Feira Antropofágica de Opinião, o PT fez uma gestão internacionalmente consagrada do rebaixamento do horizonte de expectativa que primeiramente teria sido visto com choque na Europa dos anos 80, tendo chegado ao Brasil em uma transição gradual e bem gerida de 13 anos. E isso porque, como apontado por Daniel Zamora, ocorre uma mudança significativa quando o horizonte de expectativa passa do fim da desigualdade para o fim da pobreza! Pior, essa mudança no horizonte de expectativa não apenas elimina o horizonte utópico que busca a igualdade e liberdade a todos, como também ajuda a desmobilizar as organizações de trabalhadores e outros movimentos.

O rebaixamento do horizonte de expectativa também teria implicações consideráveis se somássemos à todo esse quadro a interessante análise que Silvia Viana fez em seu livro Rituais de Sofrimento, que liga, creio eu que através do Narrador de Walter Benjamin, os Reality Shows atuais e as características do mundo do trabalho.

Torna-se imprescindível, portanto, um reavivamento do horizonte de expectativa positivo que o comunismo é capaz de trazer. Nesse sentido, num caminho apontado por Michel Lowy em seu livro Revolta e Melancolia, talvez seja possível realizar tal operação através do romantismo político. Ficaremos, então, com duas frases para remontar tal situação. A primeira do próprio Lowy “A Utopia, ou será romântica ou não será”. A segunda de um personagem não tão progressista, mas certamente um interessante interprete: Fagner. “Os meus olhos tem a fome do horizonte”.

~~~~~~~~

Bibliografia e referências:

Doutrina de Choque – Naomi Klein (documentário aqui)

O Novo Tempo do Mundo – Paulo Arantes

Can We Criticiza Foucault? – Daniel Zamora (tradução realizada por esse blog aqui) (texto original aqui)

Fala na II Feira Antropofágica de Opinião – Paulo Arantes (disponível aqui)

Fala na II Feira Antropofágica de Opinião – Silvia Viana (disponível aqui)

Revolta e Melancolia – Michel Lowy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s